Início dos trabalhos da nova rede viária no Valle del Cauca
06 December 2022
O projeto faz parte das iniciativas 5G.
O governo do presidente colombiano, Gustavo Petro, deu início antecipado a algumas obras pertencentes aos projetos da Quinta Geração (5G). Esta é a Nova Rede Rodoviária do Vale do Cauca: Acessos Cali-Palmira, concessionada pela Agência Nacional de Infra-Estrutura (ANI).
“Um dos principais desafios do governo em termos de infra-estrutura é fortalecer a estrutura institucional para melhorar os processos e garantir o desenvolvimento sustentável e inclusivo de projetos em todas as regiões do país. A este respeito, destacamos o início precoce das atividades preliminares deste projeto a partir de 30 de novembro na estrada Villa Rica - Caloto”, disse William Camargo Triana, presidente da ANI.
As atividades preliminares correspondem ao censo de propriedade, registros de vizinhança e levantamento topográfico; insumos necessários para poder continuar com a escavação, melhoria, instalação de materiais granulares, sinalização vertical e horizontal, assim como a construção e ampliação de bueiros, correspondendo à reabilitação de 15,75 quilômetros desta importante estrada.
O Nueva Malla Vial del Valle del Cauca -Accesos Cali-Palmira, foi o primeiro projeto do programa Concessões do Bicentenário a ser premiado. Este projeto consiste na construção, melhoria e reabilitação de 310 km da estrada que ligará Buga, no Valle del Cauca, com Santander de Quilichao, em Cauca.
O corredor inclui a construção de 16,5 km de pista dupla e a construção de 11,52 km de nova segunda pista. Também inclui a atualização de 291,43 km de corredores existentes.