Itacamba abre planta de cimento na Bolívia
15 February 2017
A fabricante de cimento da Bolívia, Itacamba Cemento, que é uma sociedade entre Votorantim Cimentos, Compañía de Cemento Camba e Cementos Molins, inaugurou uma nova unidade produtiva de cimento na Bolívia, localizada em Yacuses.
Um fato histórico para a construção boliviana se produz com esta inauguração: finalmente o país será autossuficiente em cimento. Isso porque a nova planta vai agregar 950 mil toneladas anuais do insumo à produção do país.
O investimento envolvido foi de US$ 220 milhões, de acordo com comunicado da Votorantim Cimentos. A empresa nacional Itacamba Cemento passa a ter capacidade de produção de 1,2 milhão de toneladas com a nova unidade em Yacuses.
O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou na inauguração que “projetos que unem o desenvolvimento e a responsabilidade social são históricos em nosso país, e ajudam a impulsionar a economia”.
E o presidente da Votorantim Cimentos, Walter Dissinger, que também esteve presente à inauguração, afirmou que “essa nova fábrica reforça a estratégia de diversificação geográfica da Votorantim Cimentos e seu compromisso de longo prazo, com expansões em mercados com alto potencial de crescimento. Além da unidade na Bolívia, ainda no primeiro semestre também está prevista a inauguração de uma unidade em Sivas, na Turquia”.