Japão financia projeto geotérmico na Bolívia
03 April 2017
A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês) e o governo da Bolívia assinaram um empréstimo de JPY 61,5 bilhões (cerca de US$ 552 milhões) para financiar a construção de uma central geotérmica no país sul-americano.
A unidade geotérmica Laguna Colorada estará localizada no departamento de Potosí, sudoeste da Bolívia. A iniciativa, cuja construção deverá ser concluída em novembro de 2023, proporcionará 100 MW de potência.
A instalação será a primeira do tipo na Bolívia, e é considerada um modelo necessário para a geração de energia em lugares muito altos, onde as centrais termoelétricas tradicionais são consideradas de pouca eficiência.
O desenvolvimento desta planta deverá se conectar à mineração de zinco, chumbo e prata naquela região da Bolívia. O abastecimento de energia para as mineradoras de Potosí é instável, em razão de chegar até ali por meio de três linhas de transmissão de longa distância.
O empréstimo oficial de apoio ao desenvolvimento da JICA se estenderá por um período de 40 anos, a taxa de juros anual de 0,3%, e inclui um período de carência de 10 anos.
Segundo comunicado da JICA, haverá em breve uma licitação para um primeiro pacote de aquisições para o concurso internacional para o contrato de construção do projeto.