Jazida de Vaca Muerta, na Argentina, construirá gasoduto
03 October 2018
Crescimento de produção de gás está atraindo novos investimentos.
O boom gerado pela jazida de gás de Vaca Muerta, na Argentina, que teve sua produção aumentada significativamente de um ano a outro, trouxe uma onda de investimentos para transporte do produto gasífero, tanto dentro do mercado argentino como também ao exterior.
O secretário de Planejamento Estratégico, Daniel Dreizzen, disse durante uma conferência da Moody’s no país que há um objetivo nisto. “É necessária a construção de um gasoduto, adicional ao que vai para Rosário, que vá desde Neuquen até o porto de Bahía Blanca, onde haverá uma futura planta regasificadora de GNL, de maneira a transportar o combustível via mar a todo o mundo”.
Para o projeto, existem ofertas de várias empresas, para disputar a licença de 25 anos para transportar o gás através do gasoduto que se construirá. Não havendo oferta satisfatória, a licitação pública seria convocada.
A produção de gás na região é tamanha que, em paralelo ao gasoduto, encontra-se em obras o Trem Vaca Muerta, que também vai a Bahía Blanca e que ao longo da execução demandará investimentos de US$ 1,3 bilhão. A exportação de gás para o Chile e para o Sul do Brasil deverá começar em breve.