JLG faz parceria com a RE2 Robotics
19 May 2022
A JLG Industries fez parceria com a RE2 Robotics, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de sistemas inteligentes de manipulação robótica móvel, para impulsionar a integração da robótica com equipamentos de acesso para proporcionar maior segurança e produtividade ao operador nos locais de trabalho.
“A tecnologia robótica tem sido usada há muito tempo em uma variedade de indústrias”, diz Frank Nerenhausen, vice-presidente executivo da Oshkosh Corporation (a matriz da empresa) e presidente da JLG Industries. “A importância da produtividade aliada à pandemia covid-19 acelerou a necessidade de adotar tecnologias robóticas além do chão de fábrica. Na verdade, uma grande área focal em construção e aplicações industriais hoje é a operação remota de equipamentos que mantém os trabalhadores fora de perigo”.
A JLG há muito implementou algumas soluções robóticas em seus equipamentos, mas de acordo com o executivo de hoje o foco mudou. “O relacionamento com a RE2 nos permite fazer parceria com uma organização que tem a mesma motivação para buscar a excelência que a JLG e nos permite acelerar a integração da robótica em toda nossa linha de produtos para impulsionar a indústria de acesso”, diz ele.
Trabalho prático
A RE2 recebeu recentemente um projeto do Departamento de Energia dos EUA para desenvolver um sistema robótico de construção de campo solar para o manuseio autônomo de painéis fotovoltaicos ao ar livre. O braço robótico RE2 Sapien de 6 metros, juntamente com o software RE2 Detect e RE2 Intellect estão sendo integrados com uma plataforma de trabalho aérea JLG para apoiar a transferência, elevação e colocação de módulos PV. JLG está fornecendo suporte de engenharia durante a fase de desenvolvimento tecnológico do projeto. O trabalho conjunto está sendo concluído na interface entre o sistema mecânico e o sistema de controle do braço robótico e a plataforma aérea. A integração resultante fornecerá a base para o sistema robótico de construção do campo solar.
Trabalhadores treinados supervisionarão a construção do sistema robótico de campo solar, que utilizará visão computadorizada para coletar autonomamente os painéis solares de um veículo de transporte e colocar com precisão os painéis em um sistema de prateleiras. Em seguida, um trabalhador no local de trabalho anexará o painel.
“O futuro do trabalho está aqui”, diz Jorgen Pedersen, presidente e CEO da RE2, “Humanos e robôs estão trabalhando juntos mais de perto e a indústria da construção não é exceção. Nossa parceria de desenvolvimento com a JLG nos permitirá aplicar nossa comprovada tecnologia robótica a aplicações específicas, incluindo aquelas que requerem trabalho em altura e elevação repetitiva, como na construção de campos solares”.
De acordo com Nerenhausen e Pedersen, o lançamento de uma máquina conceitual está iminente, e as demonstrações estão planejadas para reunir mais feedback num futuro próximo.