Liebherr LTC 1050-3.1 com acionamento elétrico

07 April 2022

Grúa compacta de 50 toneladas Liebherr ahora con accionamiento eléctrico. Liebherr guindaste compacto de 50 toneladas agora com acionamento elétrico. (Foto: Liebherr)

Na busca de equipamentos que não só satisfaçam as necessidades de seus clientes, mas também sejam mais ecologicamente corretos, a Liebherr está trabalhando intensamente em unidades de acionamento alternativas que estejam perfeitamente adaptadas à área de aplicação e ao local de uso de cada máquina. Neste sentido, a empresa está destacando seu novo guindaste compacto Liebherr LTC 1050-3.1, que tem um motor elétrico além de seu motor de combustão interna convencional. Isto significa que os movimentos do guindaste também podem ser alimentados por eletricidade, se necessário. A nova variante do guindaste compacto de 50 toneladas contribui assim para reduzir as emissões de CO2 e atende às exigências de locais de construção “zero emissões”.

Sob o lema “Zero emissões, potência total”, Liebherr diz que graças à combinação dos dois sistemas (elétrico e de combustão), a nova grua mantém todo o desempenho anterior da grua, independentemente de ser usada com o acionamento elétrico ou com o motor de combustão enquanto em operação.

“A nova alternativa LTC 1050-3.1 oferece a melhor combinação possível de respeito ao meio ambiente, benefício ao cliente e eficiência. Quando na estrada ou em terreno irregular, funciona com um motor de combustão convencional de baixa emissão que corresponde à categoria 5 de emissão de gases de escape e gera uma potência de 243 kW (326 hp). O motor pode ser alimentado com óleo vegetal tratado com hidrogênio (HVO) ilimitado durante o funcionamento, reduzindo assim as emissões de CO2 em 90% em comparação com o óleo diesel. Quando em operação, pode ser feita uma escolha flexível entre usar o motor de combustão ou o motor elétrico, dependendo da área de aplicação. Este último reduz ao mínimo as emissões de ar e ruído”, explica a empresa.

Liebherr desarolló el accionamiento eléctrico de la LTC 1050-3.1 bajo el lema «Zero emission, full power». A Liebherr desenvolveu o acionamento elétrico do LTC 1050-3.1 sob o lema "Emissão zero, potência total". (Foto: Liebherr)

O novo acionamento do motor elétrico fornece 72 kW de potência e assim permite que o guindaste seja operado sem limitações, ou seja, com praticamente o mesmo desempenho que quando se usa o motor de 6 cilindros. O motor elétrico utiliza a bomba hidráulica existente, que é montada diretamente sobre a transmissão powershift do LTC convencional 1050-3.1, para transferir a energia para os consumidores que estão localizados na superestrutura do guindaste. Ao LTC 1050-3.1 convencional, apenas o motor elétrico e uma caixa de câmbio, assim como o equipamento de controle necessário, devem ser adicionados para transformá-lo em uma versão elétrica. Neste contexto, a caixa de engrenagens é colocada diretamente entre a bomba do guindaste e a caixa de engrenagens. Esta solução inteligente e simples permite a comutação flexível entre um acionamento hidráulico a diesel e um acionamento hidráulico elétrico. Para atingir a potência máxima, é necessária uma tomada de 125 amperes, mas 63 amperes é suficiente para a operação prática. Alternativamente, o guindaste pode ser operado usando uma bateria externa convencional se o local não tiver infra-estrutura elétrica correspondente.

A Liebherr oferece a variante elétrica do LTC 1050-3.1 para sua versão de lança telescópica TELEMATIK de 36 metros. Opções de RemoteDrive para controle remoto e uma cabine elevatória ajustável em altura também estão disponíveis para a nova grua. Atualmente estão sendo realizados testes no protótipo elétrico, e a Liebherr planeja entregar as primeiras unidades em 2023.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL