Maior planta eólica do México consegue financiamento

14 August 2017

Zuma Energia anuncia obtenção de US$ 600 milhões necessários para obra de 424 MW.

O grupo de investimento especializado em mercados emergentes Actis anunciou que sua divisão de energias renováveis, Zuma Energia, vai construir a maior planta de energia eólica do México.

Quando entrar em operação, a planta de Reynosa apostará 424 MW de potência ao país, o que é suficiente para 1 milhão de lares, de acordo com a empresa. No campo ambiental, Reynosa deixará de levar 739 mil toneladas de CO2 por ano à atmosfera.

A Zuma Energia – formada em 2014 pela Actis (80%) e Mesoamérica Investments (20%) – já conseguiu os US$ 600 milhões para financiar o projeto através do Bancomex Banobras, Nafin Santander e EKF. Espera-se que a operação já se inicie em 2018.

O projeto é o primeiro a obter financiamento para início de obras, após ima série de licitações de eletricidade realizadas no México desde 2016. Os leilões são o primeiro ato do governo mexicano para abrir o mercado de energia do país, após décadas de controle estatal.

Para o CEO da Zuma Energia, Adrian Katzew, com o projeto Reynosa a sua empresa fica na liderança do mercado de energia do México. “Em apenas três anos, asseguramos um portfólio de 800 MW. Estamos assistindo a transformação do setor de energia no México, onde as renováveis são cada vez mais competitivas, além de uma solução para a sustentabilidade”.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL