Megaporto privado em construção no Panamá
13 June 2017
Está em construção o novo porto de águas profundas e terminal de contêineres Isla Margarita, no Panamá. Trata-se de uma ampliação do porto existente.
O projeto tem o valor de US$ 1 bilhão e é construído pela empresa privada chinesa China Landbridge, que adquiriu o porto em maio de 2016.
O local será renomeado como Panama Colon Container Porto (PCCP), e por sua localização próxima à entrada caribenha do Canal do Panamá poderá se beneficiar da capacidade aumentada do canal.
A primeira das três fases da construção do megaporto deverá aumentar sua capacidade para 2,5 milhões de TEU, e deverá incluir um terminal dedicado a gás natural liquefeito.
Ao se concluir a primeira fase de obras, o porto PCCP terá quatro docas com espaço de atracação equivalente a 1,2 km, e calado de 18 metros.
Em seguida, o novo porto do Panamá receberá a construção de um parque logístico e a incorporação de novos guindastes portuários. Quando estiver em pleno funcionamento, a PCCP poderá manipular 11 milhões de TEU.
Então, ele será o 13° porto do mundo em termos de capacidade de contêineres.
Sobre a aquisição do porto Isla Margarita pela China Longbridge, Kenneth Zhang, representante do PCCP, disse que “para nós este é um investimento de longo prazo. Com a expansão do canal, o futuro do Panamá é brilhante, e mesmo que o setor marítimo esteja agora vivendo uma crise global, nós mantemos uma visão de futuro muito diferente”.