Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano do Chile vai construir dez edifícios com economia de energia
08 November 2010
O Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano (MINVU) do Chile está planejando desenvolver e promover a construção de dez novos edifícios institucionais em todo o país, e contará com a mais recente tecnologia e desenho sustentável.
Para isso, o Ministério assinou um acordo com o Chile Green Building Council (Conselho de Construção Sustentável), que afirma a incorporação de uma carteira de certificação nas futuras construções. Isto vai permitir poupanca até 30% no consumo de energía, agua, e os custos operacionais.
Por enquanto, vai-se construir dez edifícios nas regiões de Tarapacá, Antofagasta, Copiapó, Valparaíso, O'Higgins, Maule e Magalhães. Além disso, um investimento de $ 12.664 milhões (cerca de US $27 milhões) esta previsto no orçamento de 2011-2014 para construir cinco edificios adicionais com melhores infra-estruturas.
Os edifícios vão ser "ambientalmente amigáveis", porque vão permitir a reciclagem de resíduos, serão orientados para que os trabalhadores possam chegar de moto, estarão localizados perto de transporte público, e terão um desenho moderno.