Nova planta de dessalinização no México

30 November 2015

Sonora Mexico

Sonora Mexico

Com um investimento de US$24 milhões, no próximo ano será construída uma nova planta de dessalinização de água na região sul do estado de Sonora, no México, com o intuito de abastecer os municípios de Guaymas e Empalme.

O projeto é parte de um programa especial dedicado à região que intenciona distribuir e melhorar o abastecimento de água, elaborado pela Comissão Nacional da Água (Conagua, por sua sigla em espanhol). A ideia do programa é aproveitar o recurso da melhor forma, buscando novas fontes de abastecimento para as diversas regiões que são atendidas pela entidade.

A Conagua afirmou em nota que utilizará tecnologia de ponta para a dessalinização de água com poços provenientes do mar e menores custos de produção possíveis. Assim, o projeto contempla em sua primeira fase, a construção de um módulo da planta e um aqueduto de 11 quilômetros até o município de Empalme. Por tratar-se de um projeto modular será possível sua construção em várias etapas conforme a necessidade, e sem interromper o abastecimento. Posteriormente se estuda reordenar o curso do rio Sonora, assim como a implantação de plantas de tratamento, para distribuir e aproveitar ainda mais o potencial hídrico da região e a melhoria da eficiência dos organismos operadores de água nos municípios.

Segundo foi anunciado, os estudos técnicos e de viabilidade para a execução do projeto foram financiados com recursos do Fundo Nacional de Infraestrutura, e no próximo ano, a Conagua deverá aportar recursos próprios para licitar e iniciar a construção do primeiro módulo da planta, que posteriormente será ampliado para levar água a outras cidades como Hermosillo, assim, em médio prazo o aqueduto Independencia deveria ser totalmente desativado para esse fim.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL