O maior guindaste todo-terreno do mundo entra em operação

XCMG XCA3000 all terrain crane makes its first lift on a wind farm in China Elevação de uma pá de turbina eólica de 95 metros de comprimento a uma altura de 107 metros no cubo, na China. Foto: XCMG

O principal modelo do fabricante chinês XCMG concluiu a montagem de uma turbina eólica na província de Liaoning, na China. O icônico local de montagem foi o parque eólico de 200 MW Dashiqiao Xintai New Energy, em Yingkou.

Essa é uma das três aplicações semelhantes para o primeiro lote de unidades XCA3000 entregues. Essa foi para a Liaoning Kaisheng Electric Power, enquanto as outras foram para a Jiangsu Shenlong e a Tianjin Zhongda Henghai Electric Power.

“A estreia mundial do primeiro guindaste sobre rodas de 3.000 toneladas da XCMG é uma obra-prima de avanço tecnológico, com importante significado pioneiro. Sua introdução fornece uma garantia confiável para nosso setor de elevação, especialmente para a elevação de turbinas eólicas ultra-altas e ultra-grandes, acrescentando um novo brilho ao setor de elevação na China e no mundo”, disse Qu, presidente e gerente geral da Jiangsu Shenlong.

190 toneladas a 160 metros

O XCA3000 foi projetado para montagem e manutenção de turbinas eólicas. Sua primeira elevação foi realizada no projeto gerenciado pelo China Energy Engineering Group Northeast No.2 Electric Power Construction. Ele foi usado para instalar uma pá de turbina eólica de 95 metros, pesando 25 toneladas, a uma altura de 107 metros. O novo gigante pode levantar uma nacela de turbina de 5 MW, pesando 135 toneladas, em menos de 30 minutos, disse a XCMG.

Turbinas de até 10 MW podem ser acomodadas, pois o XCA3000 pode elevar 190 toneladas a uma altura de 160 metros. A XCMG afirma que essa é a maior e mais pesada capacidade de elevação entre os guindastes sobre rodas. A empresa também afirmou que os aprimoramentos no projeto da lança ajudaram a obter uma redução de 20% a 30% no tempo necessário para instalar uma turbina eólica.

XCMG XCA3000 all terrain crane ready to leave the factory in China Um do primeiro lote de três XC3000s que sairá da fábrica da XCMG no início de novembro de 2023. Foto: XCMG
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL