Obra do metrô de Bogotá deve começar em outubro
20 August 2020
A megaobra do metrô de Bogotá deverá começar em outubro, de acordo com autoridades da empresa Metro de Bogotá, entidade responsável pela gestão do contrato de concessão e o projeto de construção.
A assinatura da ata de início dos trabalhos estava prevista para fins de julho, mas foi adiada para o final deste mês. Com isso, a obra terá início no dia 23 de outubro. Um grupo de engenheiros chineses das empresas China Harbour Engineering Company Limited e XI’AN Rail Transportation Group Company Limited, que venceram a concorrência, já chegou a Bogotá.
Os engenheiros estão sob quarentena desde sua chegada à Colômbia, e depois deste período começarão a trabalhar junto à empresa Metro de Bogotá.
A previsão é que os trabalhos do projeto mais esperado da capital colombiana durem de outubro próximo até 2027, quando o sistema de transporte entrará em fase de testes visando a estreia pública no ano seguinte.
A primeira linha de metrô de Bogotá terá 16 estações e 24 quilômetros de extensão.
O financiamento da megaobra se dará por emissão de títulos no mercado local e aportes de capital do Banco Mundial, Banco Europeu de Investimentos e Banco Interamericano de Desenvolvimento.