Oferta de construção disparada na Bolívia
17 December 2014
A Bolívia, e Santa Cruz em particular, vive atualmente um auge no setor da construção. Segundo a Câmara da Construção de Santa Cruz (Cadecocruz) desde 2012 o gasto em construção aumentou 32% nessa cidade.
Esse aumento pronunciado deve-se à construção de petroleiras, centros empresariais, hotéis, centros comerciais e campos de golfe. No total, são aproximadamente 60 os projetos que estão em alguma etapa de desenvolvimento na cidade.
Apesar deste cenário, a incipiente oferta preocupa algumas pessoas. Teme-se que o mercado não seja capaz de absorver todas as novas construções. Pablo Mendieta, economista chefe da Câmara Nacional de Comércio da Bolívia, afirma que “temos informação insuficiente para quantificar a demanda”.
É assim como acredita-se que o mercado de bens raízes boliviano chegou a seu peak. Os bancos têm tomado medidas a esse respeito. “Desde o ano passado os bancos têm restringido seus empréstimos por cautela a que o mercado imobiliário possa saturar-se”, explica Gonzalo Ostria, ex-gerente geral de Finanças e Operações do Banco Econômico.
Santa Cruz é a capital empresarial da Bolívia e triplicou sua população durante os últimos dez anos.