Para Satisfazer a demanda global
16 December 2011
A América Latina tem experimentado uma transformação assombrosa nos últimos anos, com uma crescente urbanização em toda a região. Rodovias, edifícios, trens subterrâneos, portos de maior capacidade e, inclusive, ferrovias de alta velocidade são parte da pasta de projetos do subcontinente.
É assim que a produção diária nas pedreiras se transforma em algo cada vez maior para poder satisfazer a crescente demanda mundial de materiais de construção. As Pedreiras estão modernizando suas frotas com o objetivo de acrescentar sua eficiência e um dos fatores chave, nos quais estão se concentrando para obter bons resultados na produção, é contar com bons equipamentos de britagem e peneiramento.
O leque de fabricantes e a variedade de equipamentos é ampla, a seguir apresentamos alguns equipamentos que estão sendo utilizados e analisados nas Pedreiras.
Atlas Copco
Uma companhia que conta com uma das principais ofertas de equipamentos para pedreiras é a Atlas Copco, companhia que recentemente adquiriu a Powercrusher, por meio da qual ampliou sua variedade de plantas móveis de britagem e peneiramento.
A linha de trituradores móveis de mandíbula está composta por quatro equipamentos que vão desde o PC1055 de 34 Tm (toneladas métricas), até o PC 6 de 55 Tm, todas máquinas que incorporam o movimento Quattro, que oferece maior eficácia e produção. O material começa a ser triturado desde a parte superior da câmara, até que sai da mesma, aumentando desta maneira, as faces de rompimento da pedra e obtendo, ao mesmo tempo, um desgaste das mandíbulas mais linear e uniforme.
Com relação à linha de britagem móvel de moinho de impacto, a variedade da Powercrusher está composta de seis equipamentos, que vão desde o PC1060 de 31 Tm, com bica de alimentação de 1000 x 600 mm, até o PC1610 de 80 Tm, com bica de alimentação de 1560 x 1020 mm e que desenvolvem produções de 200 t/h e 450 t/h, respectivamente.
A Atlas Copco Powercrusher dispõe também de um moinho cônico móvel, o PC1000, que pode trabalhar como secundário ou como terciário e é ideal para obter um produto final de qualidade, reduzindo o custo por tonelada ao mínimo.
Por sua vez, parte da diversidade de peneiramento móvel Atlas Copco Powercrusher, inclui quatro modelos de peneiras e uma pré-peneira. A linha de peneiras de dois decks começa com a HCS 3715 com 6,3 m² de superfície, passa pela HCS 5515, com 8,2 m² de superfície, e termina com a HCS 6015 de 9,5 m² de superfície de peneiramento. Para aplicações que precisem diferenciar quatro produtos, a Powercrusher oferece uma peneira de três decks, a HCS 3D, com superfície de peneiramento total de 9 m². Este equipamento possui duas caixas de peneiramento de 3000 x 1500 mm, para facilitar a mudança das malhas e obter uma classificação mais eficiente (o material é removido ao passar de uma caixa à outra).
Finalmente, a pré-peneira HCS GRIZZLY apresenta uma superfície de 6,8 m² e vários tipos de superfícies de peneiramento (malha, chapa perfurada, grizzly, fingers, etc).
Metso
Outra companhia com importante presença nas operações de pedreiras do mundo é a Metso, empresa que conta em sua linha com britadores cônicos GP da Nordberg, que oferecem alta eficiência de trituração e qualidade no produto final. Esses equipamentos se ajustam facilmente aos diversos requisitos de produção. Graças à ampla seleção de câmaras de britagem, o mesmo britador pode ser utilizado na segunda, terceira ou quarta fase de trituração. Também pode produzir diferentes tamanhos de produto final. Além disso, a possibilidade de mudança de excentricidade permite ajustar facilmente o volume de produção do britador para funcionar em harmonia com o resto da usina. A possibilidade de ajustar a excentricidade também permite conseguir uma condição correta de alimentação do moinho e um ajuste perfeito do britador.
Entre suas marcas, a Metso também oferece uma linha completa de britadores de mandíbulas, por impacto e cônicos sobre esteiras, da série Lokotrack, que possui 14 modelos diferentes.
Um deles é a usina de britagem Lokotrack LT106, equipada com o britador de mandíbulas Nordberg C106 de desenho novo, cuja resistência e duração permitem conseguir até 10% a mais de rendimento, obtida com a grande amplitude de movimento e baixa rotação do britador.
Os perfis da cavidade do britador de mandíbulas C106 possuem um novo desenho que permite a otimização fácil das cavidades para cada aplicação. As novas mandíbulas com um perfil assimétrico são intercambiáveis entre o lado fixo e móvel aumentando a vida útil.
A força da Lokotrack LT106 vem de um motor diesel CAT C9, que cumpre com as normas de emissões Tier 3.
Terex
A companhia recentemente lançou uma nova usina de britagem, a Cedarapids CRJ3054, equipamento que oferece um britador de mandíbulas robusto, o JS3054, e um alimentador vibratório tipo grizzly de 52" x 20', transformando-a em uma potente máquina de britagem de alto rendimento.
A CRJ3054 conta com um novo desenho de tremonha, para utilizar aplicações de trituração primária severa, e é altamente móvel, fácil de operar e manter e oferece novos níveis de confiança e conveniência.
A companhia também conta com o britador cônico móvel de esteiras autopropulsado Terex Finlay C-1540RS, máquina que incorpora um sistema inovador de recirculação incorporado e uma peneira classificadora removível. Caso não seja necessária a recirculação e a divisão de materiais, a peneira classificadora pode ser removida rapidamente da máquina sem a necessidade de utilizar equipamentos de elevação. A tremonha alimentadora é de grandes dimensões e conta com um sistema de detecção automática de metais e um sistema de limpeza para proteger o cone e reduzir o tempo de parada da máquina.
Major Wire
Ficou comprovado mundialmente em mais de 20 mil aplicações que a tecnologia das telas de peneiramento, de alto rendimento e autolimpantes Flex-Mat 3 aumentam a eficiência do peneiramento. Suas diferentes fitas de poliuretano de cor verde unem os arames individuais e permite vibrar independentemente com diversas frequências.
Isso cria uma maior ação de peneiramento para que o material do tamanho correto caia através das aberturas em vez de ficarem presas ao arame. Além disso, a Flex-Mat 3 é fabricada com um arame especial, o OptimumWire, altamente resistente à abrasão e proporciona uma melhor combinação de ductilidade e resistência, o que termina em um arame de longa duração.
Entre as vantagens da Flex-Mat 3 tensionada, merece destaque o aumento de até 40% na passagem de material; proporciona até um 30% mais de capacidade de seleção; praticamente elimina a obstrução dos furos e é anti-entupimento; minimiza o tempo perdido para a limpeza/troca das malhas e tem uma duração três vezes maior que o arame trançado tradicional.
Por sua vez, a Flex-Mat 3 modular também aumenta até 40% a passagem de material, elimina o entupimento e minimiza o tempo perdido para a limpeza/troca das telas; mas proporciona até 50% a mais de capacidade de peneiramento.
A Flex-Mat 3 é ideal para uma série de aplicações, entre elas estão incluídas: áridos, mineração, areia e cascalho, cal moído, reciclado de construção e demolição, carvão, escória, talco, asfalto, sal, composta, minerais industriais e dejetos orgânicos.
W.S. Tyler
A alemã Haver Screening Group conta com um grande número de equipamentos para a seleção dos mais diversos tipos de produtos, desde a seleção prévia antes do britador primário (corte até 300 mm), passando por todo tipo de seleção intermediária, chegando à separação até 0,1mm. Entre os equipamentos da empresa, destaca a peneira vibratória T-Class da sua subsidiária W.S. Tyler, que consiste em um sistema de eixo concêntrico de dois rolamentos e que oferece numerosas características conforme a necessidade do cliente. A W.S. Tyler T-Class está construída sobre uma plataforma, oferecendo um equipamento de uma largura de 1,2 a 2,4 metros, enquanto o eixo concêntrico pode ser de 120 mm ou de 160 mm.
Além disso, pode-se escolher o comprimento da tela, que vai desde os 2,4 aos 7,3 metros; o número de decks; e entre um ou dois eixos, dependendo da aplicação. Entre os parâmetros personalizados, as opções podem crescer ainda mais incluindo a configuração do deck, ajustes na carga e descarga, sistemas de suspensão, placas de reforço, desgaste dos forros e combinações de velocidade. A peneira vibratória T-Class também permite o uso de diversos tipos de telas em cada deck, para satisfazer as necessidades únicas de classificação.
Ideal para a seleção e separação, o equipamento pode aceitar uma boca de alimentação superior, de 30,5 cm, em aplicações secas ou úmidas com uma seleção de 15,2 cm até menos de 20 mesh (número de telas por polegada) de tamanho máximo, para as necessidades mais finas de seleção.
Comportas para caminhões
A preocupação pelos pequenos detalhes pode fazer uma grande diferença no dia a dia de uma operação mineradora e é um ponto chave na permanente busca de maior produtividade, para alcançar melhores tempos de trabalho e uma longa vida útil dos equipamentos.
Pensando nesse desafio, a Philippi-Hagenbuch, empresa norte-americana localizada na Philadelphia comercializa suas comportas para trabalho pesado Heavy Duty Autogate Tailgate.
Nas operações das pedreiras, um dos riscos existentes é a queda de material dos caminhões, que não apenas podem danificar outros equipamentos ao redor, como também significam um perigo para os operadores. As comportas da Philippi-Hagenbuch protegem os equipamentos, principalmente para evitar danos nos pneus e nas suspensões. As comportas eliminam a caída de restos de material, eliminando os riscos e a necessidade de limpeza dos caminhos. Além disso, permite uma melhor e maior carga dos caminhões, sem precisar reposicionar rochas de medo que possam cair pelo caminho.
Volvo ganha concurso de produtividade
Todas as companhias fabricantes de equipamentos alegam ser as mais produtivas na hora de falar sobre rendimento de suas máquinas e pode ser difícil determinar as diferenças entre todas. Por essa razão, uma importante empresa do mercado de agregados decidiu comparar alguns equipamentos de características similares.
O produtor, que opera cerca de 300 pás carregadeiras de rodas de grande porte ao redor do mundo, convidou a uma competição, em um ambiente controlado, a quatro grandes companhias fornecedoras, entre elas a Volvo.
Cada concorrente deveria cumprir três tarefas:
1- Carregamento frontal de um caminhão rígido de 60 toneladas com granito.
2- Carregar e transportar granito para alimentar o britador primário.
3- Carregar, empilhar e administrar rochas trituradas através do local de trabalho.
A Volvo L350F foi a mais produtiva nas três categorias e foi a que queimou menos combustível em duas das tarefas. Nos três testes, o produtor registrou entre 13% e 20% mais produtividade para o modelo da Volvo, versus seus concorrentes, e entre 17% e 41% de maior eficiência de combustível.
Powerscreen potencializa presença na América Latina
A importante companhia francesa fornecedora de equipamentos de britagem e lavagem, Powerscreen, da Terex, recentemente nomeou Iain Laidler como o novo Dealer Manager na América Latina, com base no Brasil. A experiência de Laidler no exterior e com a indústria de equipamentos de construção vão ajudar a impulsionar a presença da empresa na região, que hoje se transformou em um dos mercados de maior crescimento na indústria de processamento de materiais.
Pat Brian, diretor de marketing e vendas globais da Powerscreen, destacou que a incorporação de Laidler ajudará a melhorar o negócio e a expandir a empresa a novos mercados e clientes.