Parceria Trisul e Saint-Gobain visa melhorar o descarte de materiais de construção

A Trisul e a Placo do Brasil, empresa do grupo Saint-Gobain, estabeleceram a parceria em um projeto inovador de economia circular. Na capital paulista alguns grandes empreendimentos já estão desenvolvendo o processo para reúso do gesso obtido por restos de drywall nas construções.

A “construção a seco” utiliza placas em vez de alvenaria ou gesso em pó tradicional, trazendo versatilidade; além das vantagens de não utilizar água, acelerar as obras e de produzir menos resíduos.

“O Drywall gera apenas 5% de resíduo, o que é 15% a menos do que na alvenaria, que no caso não será desperdiçado. A Trisul reaproveita tudo e agora, em parceria com a Saint-Gobain, somos pioneiros em reuso do gesso, ampliando a economia circular”, afirmou Roberto Júnior, diretor de engenharia da construtora e incorporadora paulista Trisul.

A técnica funciona com todos os resíduos de Drywall coletados e armazenados em local específico nos canteiros, separados de outros materiais, como madeira, metais, papéis e plástico, e levados pela fabricante Placo para reaproveitamento em sua linha de produção.

A sustentabilidade no meio imobiliário busca minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. De acordo com os dados da última pesquisa do United States Green Building Council (USGBC), instituto criador de um sistema de classificação de edifícios sustentáveis, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial, do qual fazem parte 180 países.

Com um conjunto de políticas e ações econômicas e sociais responsáveis, a Trisul, construtora e incorporadora paulista, já adota práticas sustentáveis em suas obras há 11 anos. “Como resposta ao nosso gerenciamento de recursos de toda a cadeia produtiva, somos certificados com o Selo Aqua desde 2015 e tivemos os primeiros empreendimentos com o Selo Procel do Brasil”, afirma Roberto Júnior.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL