Peru retomará 27 atividades para reduzir dano econômico
05 May 2020
Embora o Peru seja o segundo país mais afetado pela pandemia da Covid-19 na América do Sul, um decreto presidencial decidiu suavizar as restrições a alguns setores da economia, em função de uma previsão para o PIB do país de queda de 14% este ano.
Dentre os setores que serão beneficiados pelo afrouxamento das regras estão a mineração, construção, agricultura e pesca, que foram paralisados a partir de meados de março.
“Com a finalidade de reativar a economia de maneira gradual e retomar o crescimento dos macroindicadores, o governo oficializou a retomada de 27 atividades em quatro setores econômicos, de maneira gradual, incorporando precauções e medidas de proteção necessárias para prevenir os contágios e minimizar os riscos de uma nova onda do Coronavírus”, como afirma o jornal El Peruano.
Até o momento, sabe-se que a construção deve ser retomada no dia 18 de maio.
Mineração
Ainda sem data definida, a mineração retomará a exploração, beneficiamento, armazenamento e transporte de minérios, assim como projetos de construção de interesse nacional em jazidas.
Na semana passada, foi informado que 210 trabalhadores da maior mina peruana, a Antamina, controlada pela BHP e a Glencore, contraíram o Covid-19. De todos eles, 87% passaram pelo problema sem apresentar sintomas.