Podcast com executivo de locadora chilena
21 April 2020
Pablo Lam, diretor geral da SK Rental, uma das maiores locadoras do Chile e que tem operações na Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru, conversou com Murray Pollock, editor geral da revista International Rental News, sobre como está sendo impactado o setor de locação pelo Covid-19.
Segundo o executivo, o impacto foi impressionante, dado que “ninguém jamais pensou que isso pudesse acontecer, é muito desafiador”. Os setores de construção e mineração, que são grandes demandantes do setor de locação de máquinas, têm trabalhado a um ritmo de entre 20% e 25% de sua capacidade. “Vimos uma queda muito rápida na utilização dos equipamentos”, diz Lam.
A SK Rental teve uma reação rápida à situação, e colocou grande parte do seu pessoal em home office, com exceção dos técnicos de suporte ao cliente. A empresa, portanto, segue operando.
“Acreditamos que o segundo trimestre será o pior, mais depois disso acho que teremos um segundo semestre mais razoável. Muitas empresas estão tentando normalizar suas operações, tomando medidas de segurança, distanciamento social, proteção do pessoal, treinamento, de maneira a poder voltar ao trabalho protegidos. Há que se ter um equilíbrio entre o cuidado com as pessoas e o cuidado com a economia”, disse ele.
Mundo digital
Sobre os impactos permanentes que poderiam acontecer sobre o setor de locação com esta crise, Lam falou da digitalização, e adiantou que a SK Rental está trabalhando há mais de um ano num projeto de transformação digital, algo que começará a se ver com mais frequência com o aprendizado da situação atual.
Escute a entrevista completa aqui.