Processar e reutilizar
27 December 2021
omo diz o ditado: “no mundo nada é verdade nem mentira: tudo depende da cor do cristal com que se mira.” Algo que pode ser muito bem-sucedido na questão da reciclagem.
Enquanto enfrentam o mesmo cenário, alguns verão uma colina de entulho em um aterro sanitário, outros podem ver uma pilha de dólares.
Muito se fala em redução, reciclagem e reaproveitamento e, embora existam grupos que promovem ativamente a reciclagem, a verdade é que ainda há muito por fazer. E não só pelos cuidados extremamente importantes que o meio ambiente merece, mas também pelas possibilidades de negócio que os resíduos podem proporcionar.
Um apaixonado pelo assunto é Perry Holt, representante das equipes da Austrian Rockster Recycling na América Latina, e que passou os últimos anos ensinando sobre o reaproveitamento de resíduos de construção e como aproveitá-los para a geração de recursos.
Patente duplex
Impossível falar em Reciclagem Rockster sem se referir à patente Duplex que a empresa possui e que possibilita a troca das unidades de trituração. “Inovações como o sistema Rockster Duplex permitem que os clientes, por exemplo, usem 2 tecnologias de trituração; um britador de impacto e um britador de mandíbula em uma máquina básica, de modo que dois campos diferentes podem ser cobertos com um investimento ”, explica Holt.
Graças a esta tecnologia, os clientes, em vez de terem duas equipes a trabalhar online “com todos os custos que isto implica, passam a ter uma equipe ‘tudo-em-um’”, afirma.
Assim, os britadores de mandíbulas R900 e R1100DS também podem ser usados como britadores de mandíbulas R800 e R1200D e vice-versa: os britadores de mandíbulas podem ser usados como britadores de impacto.
“A instalação pode ser adaptada às mais diversas necessidades de materiais com rapidez e eficiência e, com isso, uma gama mais ampla de atividades pode ser realizada, otimizando e garantindo o índice de utilização da máquina”, indica o executivo.
A mudança da britagem primária para a secundária pode ser feita em cerca de três horas e requer apenas o auxílio de um guindaste de 20 toneladas. “O módulo pesa apenas 9 toneladas”, detalha Holt.
Disponibilidade
Outro aspecto de especial importância apontado por Holt é a disponibilidade dos equipamentos, principalmente em um contexto em que o preço dos componentes e principalmente do aço, somado aos gargalos inerentes a qualquer operação, podem fazer com que os despachos de Computadores demorem tanto que alguns clientes podem não estar dispostos a esperar.
“Os clientes, quando têm um projeto, querem as equipes imediatamente, então o tempo é fundamental. Estamos cada vez mais coordenados e nosso tempo de entrega, por exemplo, para o Chile, é de apenas três semanas ”, destaca.
Oportunidade nos escombros
Mas, aproveitando as oportunidades de reciclagem, Holt diz que os países têm a obrigação de aproveitar da melhor forma o espaço que possuem e não gerar grandes quantidades de lixo, pois não têm mais um local para colocá-lo, além da reciclagem e processamento. de entulho de construção abre uma janela para reduzir o desperdício e não para continuar enchendo aterros.
O apelo do executivo anda de mãos dadas com a “criação” de uma nova economia, criando sites especializados para trabalhar os resíduos de acordo com as necessidades de cada comunidade. No caso da indústria da construção, isso poderia ser benéfico para as construtoras e as empresas de demolição, que poderiam usar seus próprios materiais, em vez de extraí-los da natureza.
“A ideia é fazer pequenas usinas de reciclagem, controlando, além disso, a poeira, o ruído, gerando uma economia circular”, afirma. Em suma, a tecnologia oferecida pela Rockster pode não só cuidar do meio ambiente e gerar economia, mas também gerar mais empregos em uma área como a reciclagem.
As unidades móveis de britagem e peneiramento - “o transporte é fundamental” - são especialmente capazes de reciclar e reaproveitar resíduos no local e, então, os resíduos reciclados podem ser vendidos para uma aplicação diferente, como material de base para uma estrada, portanto, tem um valor, então um lucro é gerado.
“Oferecer agregados reciclados que podem competir em preço e qualidade com agregados de pedreira é o futuro. Além disso, regulamentações ambientais, limitação de aterros, aumento das taxas de descarte, economia de matéria-prima, todos geram custos adicionais. Com a reciclagem, esses custos podem se transformar em lucro ”, reafirma Holt.
Mas nem tudo pode ser reciclado. Em muitos países, o material da reciclagem só é permitido para uso “não estrutural”, no entanto, o material estrutural representa apenas cerca de 20% de qualquer construção, de modo que as possibilidades são muito amplas.
Concreto reciclado
Em fase experimental ainda, mas trabalhando intensamente para torná-los realidade, Holt comenta seus novos blocos de concreto, que além do concreto reciclado (15%), têm poliuretano expandido (85%), e que, segundo o executivo da In Além de sua alta compressão e resistência, eles têm a vantagem de serem incrivelmente leves, portanto, são extremamente fáceis de manusear. “É um produto que ainda está em desenvolvimento, mas pode ficar pronto no decorrer do ano que vem”.
Nem tudo é construção
O interesse de Holt pela reciclagem não anda apenas de mãos dadas com a construção, já que cuidar do meio ambiente é uma questão que afeta qualquer indústria, mas há uma em particular cujo desperdício pode ser ‘astronômico’, o de alimentos.
Neste sentido, destaca-se o bioprocessador da VC Green Machinery, uma equipa que está pensada para os resíduos que são gerados tanto durante o processo de preparação dos alimentos (cascas, sementes, etc.) como para os resíduos que posteriormente ficam na loiça. “Onde há cassinos, como escolas, hospitais, restaurantes, empresas, esta é a máquina ideal”, afirma.
Os resíduos de alimentos são descartados dentro do equipamento, que em um período de 24 vai se decompor o resíduo é um produto estabilizado e de baixo odor, reduzindo o volume original em até 80%. “Essa compostagem pode ser utilizada como combustível para complementar uma unidade de biomassa adequada ou para outros usos como o enriquecimento do solo”, explica.
“Você faz um ótimo trabalho de reciclagem e reutilização. O objetivo é que esses resíduos não vão para a lixeira e, assim, além disso, estendam sua vida útil. Por exemplo, no Chile, estima-se que 50% dos aterros sanitários ficarão saturados nos próximos anos ”, conclui ao apelar às empresas para que tomem mais ações para ajudar a eliminar o desperdício e ter mais cuidado com o lixo e o meio ambiente.”