Produzida a primeira molécula de hidrogênio verde no Chile
27 August 2021
O hidrogênio verde (H2v) já é uma realidade no Chile. A mineradora Anglo Américan produziu esta semana a primeira molécula desse combustível em sua planta de Las Tórtolas (Santiago), com a qual alimentará uma empilhadeira, permitindo assim uma operação mais sustentável deste equipamento.
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, na inauguração da fábrica Las Tórtolas. Foto: Ministério de Energia do Chile A inauguração da primeira usina de hidrogeneração do país contou com a presença do Presidente do Chile, Sebastián Piñera, que esteve acompanhado do bi-ministro de Minas e Energia, Juan Carlos Jobet; o presidente executivo da Anglo American no Chile, Aaron Puna; os subsecretários de Mineração, Edgar Blanco, e de Energia, Francisco López, e o vice-presidente de Assuntos Corporativos, Licenças e Meio Ambiente da Anglo American, René Muga.
“O Chile tem um potencial gigantesco para se tornar um país líder mundial na produção de Hidrogênio Verde. O objetivo é desenvolver uma indústria que exporte mais de US$ 30 bilhões por ano, patamar próximo às atuais exportações de cobre. O hidrogênio verde apresenta uma série de benefícios como vetor de energia limpa e sustentável na mineração em nosso país. Por exemplo, reduzindo o consumo de diesel. Este é um combustível limpo, transportável, competitivo e sustentável, que nos permitirá uma grande redução nas emissões de CO2 ”, afirmou o presidente.
Como funciona o H2v
H2V é uma aposta importante na substituição definitiva dos combustíveis fósseis. Ao contrário do óleo diesel, o H2v pode ser armazenado em células a combustível que permitem a operação de veículos adaptados a essa forma de mobilidade ou que foram desenvolvidos para utilizar o H2v em vez do diesel. De fato, o Grupo Anglo American está desenvolvendo o primeiro caminhão de mineração do mundo que usará H2v como combustível, com o objetivo de tornar essa tecnologia operacional no Chile em dois anos; Este piloto será implementado na operação Mogalakwena, na África do Sul.
H2v é obtido a partir da eletrificação da água (eletrólise). Para o funcionamento desse hidrogerador, a empresa reaproveita a mesma água que utiliza no processo de mineração, a desmineraliza e aplica a eletrólise para gerar hidrogênio. Esse processo também requer uma alta capacidade energética - para eletrificar a água - que é obtida a partir de duas usinas solares construídas no interior de Las Tórtolas, uma delas localizada em um depósito de rejeitos.
Mais projetos H2v na pasta
O Chile tem um portfólio interessante com mais de uma dezena de projetos H2v a serem concluídos durante esta década, entre os quais: HyEx (pertencente a Engie e Enaex), Atacama Hydrogen HUB, AES Andes, Hoasis, HIF, HNH Energy e Airliquide, entre outros .