Quais cidades latino-americanas estão nas cidades C40?
08 December 2023
C40 Cities é uma rede das maiores cidades do mundo que se reúnem para enfrentar as alterações climáticas.
C40 Cities é uma rede das maiores cidades do mundo que se reúnem para enfrentar as alterações climáticas. A organização conecta mais de 90 das principais cidades do mundo para trabalharem juntas e compartilharem conhecimentos sobre como enfrentar eficazmente os desafios climáticos. Desta forma, o grupo representa mais de 600 milhões de cidadãos e um quinto da economia global.
As cidades membros do C40 comprometeram-se a implementar práticas que reduzam as emissões de gases com efeito de estufa e melhorem a resiliência urbana às alterações climáticas. A organização trabalha em diversas áreas temáticas, incluindo energia, água, transporte e resíduos, para ajudar as cidades a colaborar e aprender umas com as outras.
O C40 também proporciona um fórum para as cidades partilharem conhecimentos, estratégias e melhores práticas, e colaborarem em projetos para desenvolver e implementar políticas e programas que gerem impactos positivos tanto local como globalmente. A rede também se concentra em liderar a luta contra as alterações climáticas e demonstrar que as ações das cidades podem ajudar a resolver o problema das alterações climáticas e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade de vida dos seus cidadãos.
A organização foi fundada em 2005 e tem crescido significativamente desde então, tanto em termos de número de membros como de impacto global. As cidades membros do C40 são reconhecidas pela sua liderança na implementação de políticas e programas para enfrentar as alterações climáticas e pelo seu compromisso em cumprir e superar as metas do Acordo de Paris a nível local.
Presença latino-americana
São 12 cidades latino-americanas que reconhecem a importância de enfrentar os desafios das mudanças climáticas e de compartilhar soluções e estratégias em nível global e fazem parte da rede C40 Cities. Algumas delas estão presentes no conglomerado desde a sua criação em 2005, são Cidade do México, Curitiba e São Paulo. Os demais têm aderido gradativamente à iniciativa.
Guadalajara, Cidade do México, Medellín, Bogotá, Quito, Lima, Santiago, Buenos Aires, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador são as cidades latino-americanas que participam ativamente da rede, unindo esforços para combater as mudanças climáticas e promover a urbanização. sustentabilidade.
Desde Guadalajara, que trabalha para melhorar a mobilidade e a qualidade do ar, até Salvador, que procura implementar estratégias de resiliência climática, estas cidades estão a implementar diversas iniciativas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos.
Seja através da promoção do transporte público, como no caso de Medellín e Bogotá, ou através da melhoria da gestão de resíduos, como em São Paulo e Buenos Aires, estas cidades estão a partilhar conhecimentos e estratégias através da rede. C40 para avançar em direção a um futuro mais sustentável e resiliente na região latino-americana. A colaboração e a troca de experiências entre estas cidades facilitam a implementação de soluções eficazes e comprovadas para enfrentar os desafios das alterações climáticas a nível local e global.
Estas dezena de cidades representam uma população de mais de 72 milhões de pessoas, uma área geográfica de quase 33.300 quilómetros quadrados e um PIB de 1,86 biliões de dólares.