Tendências: 2023 será um ano de pico para vendas de equipamentos de construção

28 February 2024

Uma análise de como o mercado de construção inesperadamente aquecido do ano influenciou as vendas de equipamentos

Vendas de equipamentos de construção na América do Norte Fonte: Pesquisa Off-Highway

No início do ano, a Trendlines analisou como alguns fatores esperados e inesperados se somaram a um mercado de construção dos EUA surpreendentemente aquecido em 2023. A lei CHIPS estimulou alguns grandes projetos de construção de fábricas, a construção de casas permaneceu resiliente apesar do aumento das taxas de juros e a construção de infraestrutura começou a subir.

Enquanto escrevo isto, a Off-Highway Research está finalizando seus dados sobre vendas de equipamentos de construção no ano passado, e os resultados refletem os fortes impulsionadores subjacentes. Os resultados preliminares sugerem que as vendas aumentaram 8% em 2023, levando o mercado a mais de 305.000 unidades vendidas. Foi o terceiro ano recorde consecutivo de vendas de equipamentos de construção e a primeira vez que mais de 300.000 máquinas de construção foram vendidas nos EUA

Tudo isso estava muito em desacordo com os mercados em outras partes do mundo, a maioria dos quais caiu ligeiramente em 2023 dos níveis muito altos que foram alcançados no ano anterior. Por exemplo, as vendas de equipamentos no Canadá caíram cerca de 5% em 2023 e o mercado europeu caiu em uma quantidade semelhante.

Melhores desempenhos

Nos EUA, o crescimento foi robusto e a maioria das categorias de produtos individuais viu aumento nas vendas. Não houve declínio nas vendas para nenhum tipo de máquina – os desempenhos “fracos” apenas permaneceram nos mesmos altos níveis alcançados em 2022.

Carregadora compacta de esteiras John Deere e trator de esteira John Deere As vendas de carregadeiras compactas de esteira tiveram um aumento de 5% em 2023, com tratores de esteira subindo mais de 8%. (Foto: Equipe KHL)

Entre os produtos de alto volume, as vendas de carregadeiras compactas de esteira e miniescavadeiras subiram cerca de 5% cada, levando ambas a volumes recordes. Houve até mesmo crescimento nas vendas de carregadeiras skid-steer, um produto que está em declínio de longo prazo devido à sua substituição por carregadeiras compactas de esteira.

O crescimento geralmente menor nas vendas de equipamentos compactos foi devido ao esfriamento do mercado imobiliário dos níveis muito altos de atividade vistos até as taxas de juros começarem a subir no ano passado. No entanto, ainda há escassez de moradias nos EUA, e a indústria está robusta por causa disso.

Um crescimento mais substancial foi visto nas categorias de equipamentos mais pesados associados à infraestrutura e obras de construção não residenciais de grande porte. As vendas de motoniveladoras e tratores de esteira aumentaram significativamente mais do que a média de mercado de 8%, assim como o mercado de caminhões basculantes articulados (ADT). A popularidade dos ADTs nos EUA no ano passado foi tão grande que eles representaram confortavelmente mais da metade da demanda global por esse tipo de transportador.

Mas o destaque em termos de crescimento e volume foi o telehandler, com vendas aumentando em cerca de um terço em 2023 para levar o mercado a mais de 30.000 máquinas vendidas. A versatilidade dessas máquinas e sua aplicação em edifícios residenciais e não residenciais as colocaram no ponto ideal para o crescimento no ano passado.

Chris Sleight é o diretor administrativo da Off-Highway Research, uma empresa de pesquisa e previsão de mercado especializada em análise dos mercados globais de equipamentos agrícolas e de construção.

Caído, mas não eliminado

Parece inevitável que 2023 será o ponto alto do mercado de equipamentos dos EUA para este ciclo. Uma queda de cerca de 10% nas vendas é provável este ano, para levar o mercado de volta ao tipo de volumes que foram vistos em 2021 e 2022. Os drivers únicos que elevaram as vendas no ano passado estão se esgotando, especialmente para equipamentos compactos e médios, e a confiança empresarial pode cair à medida que a eleição se aproxima devido a toda a incerteza que isso acarreta.

Objetivamente, o mercado ainda estará bom este ano. Provavelmente veremos o segundo ou terceiro maior volume de equipamentos já vendido. A Off-Highway Research vê isso como um retorno aos níveis normais e sustentáveis após o boom pós-pandemia. Não há problemas fundamentais com os drivers da demanda por equipamentos. Estamos simplesmente no estágio de desaceleração de um negócio cíclico.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL