Uruguai investirá US$1,1 bilhão em infraestrutura viária, ferroviária e portuária
31 May 2011
Investimentos de aproximadamente 1,1 bilhão de dólares são os que o governo uruguaio planeja fazer para desenvolver um plano completo de infraestrutura que compreende construção viária, ferroviária e portuária, segundo afirmou o ministro de Transporte e Obras Públicas do país, Enrique Pintado.
Desse montante, 55% seria proveniente de empresas privadas, enquanto que os recursos restantes viriam de fundos públicos. "Mediante a lei de associação público-privada que está em discussão no Parlamento, prevemos que os privados colaborem com 600 milhões de dólares em infraestrutura, que somados aos 500 milhões que tem o Estado de acordo ao orçamento, nos permitirá ter boa conectividade na rede viária", disse o chefe da carteira.
Quanto ao transporte de carga, possivelmente será reforçada uma rota fluvial, apesar de que também estão projetadas melhoras ferroviárias. Com relação ao sistema portuário, Pintado indicou que o país aposta por desenvolver as "radas" (recinto delimitado por quebra-mares onde são ancoradas as embarcações) mediante convênios com Argentina, enquanto na área existe um projeto de cais multipropósito na região de La Paloma, departamento de Rocha.
No entanto, o governo dará prioridade à infraestrutura viária, pois 54% dos 9 mil quilômetros de estradas existentes estão classificados, em termos de estado, de regular a ruim.