Vantagens do BIM em estruturas complexas
16 June 2020
Atualizações de projeto e coordenação interdisciplinar com o uso de diferentes softwares e plataformas tecnológicas são parte deste modelo de trabalho que resulta ideal para projetos que apostam numa arquitetura menos convencional.
Há uma década, o sistema Building Information Model (BIM) vem demonstrando suas virtudes e se transformando na construção do futuro, pelo fato de que permite projetar e coordenar várias disciplinas em um mesmo modelo 3D, simplificando o trabalho e tornando-o mais eficiente para todos os envolvidos num projeto. É graças a ferramentas inteligentes que se consegue a réplica tridimensional e virtual da obra, com cada uma de suas fases diferenciadas, permitindo modificar o projeto com atualizações automáticas.
Mario André, gerente de engenharia da Arrigoni Metalúrgica, empresa do Chile, enumera sete vantagens de adotar esta tecnologia.
1 - Coordenação interdisciplinar efetiva, com base em um mesmo modelo tridimensional.
2 - Trabalho colaborativo entre todos os envolvidos num projeto. Nas condições atuais de teletrabalho, devido à emergência sanitária, isto é possível de realizar bastando ter uma boa conexão.
3.- Possibilidade de levantar um projeto sobre plataforma digital, de forma tal a programar e coordenar todas as tarefas de um projeto.
4.- Acompanhamento e controle de avanços de cada uma das etapas da obra.
5.- Identificação, controle e elaboração de soluções para os principales riscos de construção e interferências.
6.- Visualização gráfica do status da obra.
7.- Economia de tempo e custos.
O representante conta que em um recente projeto esta tecnologia foi implementada, na ampliação do aeroporto de Santiago do Chile, com peças e módulos de estrutura metálica que apresentaram grande desafios técnicos. Na prática, “utilizou-se o software Tekla Structures para a materialização das conexões e o detalhamento das estruturas; enquanto a coordenação interdisciplinar era feita pela plataforma Revit”.
Devido à complexa geometria das estruturas, “todos os atores foram fundamentais, e teria sido impossível terminar bem e a tempo este projeto – que tem 99% de andamento concluídos – sem a coordenação entre todas as disciplinas envolvidas”, diz ele.