Venda de insumos cai ainda mais no Brasil
05 May 2015
A venda de materiais e insumos de construção no Brasil registraram em abril nova forte queda, esta vez na comparação com o mesmo mês do ano passado. A queda foi de 7,6%. Na comparação com março deste ano, abril registrou queda de 5,7%, enquanto o resultado dos primeiros quatro meses acumula uma perda de 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Materiais de Construção (Abramat), o cenário de quedas sucessivas no mercado é fruto da grave crise vivida pela construção no país.
Além das investigações por corrupção na Petrobras, e as consequências delas para as grandes construtoras e para o clima de investimentos em geral, a deterioração econômica do pais influi muito. As recentes medidas da Caixa Econômica Federal restringindo o crédito para a compra da casa própria são criticadas.
A Abramat também critica a lentidão do governo federal em iniciar a terceira etapa do programa de moradia social Minha Casa Minha Vida, além da pouca objetividade da Justiça em realizar acordos de leniência com as construtoras, de maneira que possam voltar a assinar contratos.