Marty Dains, gerente de marketing e instalaciones de Tinaja Hills Demostration and Learning Center, junto a un D11. Marty Dains, gerente de marketing e instalações de Tinaja Hills Demostration and Learning Center, junto a un D11.

Os equipamentos de construção e mineração estão em constante evolução, com constantes inovações e atualizações tecnológicas que permitem aos operadores trabalhar de forma mais simples e focada e às empresas operar de forma mais eficiente e com menos riscos para a saúde de seus funcionários. Assim, à medida que as tecnologias se desenvolvem, aqueles envolvidos com o equipamento também necessitam de treinamento constante para obter o máximo do maquinário em questão.

É neste contexto que o Centro de Demonstração e Aprendizagem de Tinaja Hills da Caterpillar em Tucson, Arizona, é particularmente relevante. As instalações da empresa estão localizadas em um terreno de 6.500 acres (mais de 2.600 hectares) no Deserto Sonoran, no Vale Verde, e tem um objetivo principal: fornecer uma instalação de primeira classe e pessoal dedicado às necessidades de treinamento dos clientes de máquinas da empresa.

A Construção Latino-Americana teve o privilégio de visitar as instalações da Caterpillar e aprender mais sobre o escopo do centro e os últimos desenvolvimentos em que a empresa está atualmente trabalhando. Marty Dains, gerente de marketing e instalações do Tinaja Hills Demonstration and Learning Center, falou com o editor da revista, Cristián Peters, enquanto fazia um tour muito interessante pelas diferentes seções do centro. “Somos mais do que apenas uma instalação, temos os melhores demonstradores e instrutores de produtos do mundo, juntamente com uma equipe de serviço e suporte experiente e profissional”, diz ele. A reivindicação é apoiada pelo fato de que antes que os funcionários possam trabalhar em Tinaja Hills, eles devem ter mais de 10 anos de experiência operacional.

Dains é um exemplo vivo de uma longa trajetória e experiência. Ele começou na Caterpillar como operador de testes no campo de provas de Tucson, tornou-se instrutor de demonstração, depois mudou-se para o Edwards Centre (em Peoria) para construir o Equipment Training Solutions Group da Caterpillar, antes de retornar a Tucson dois anos atrás em seu papel atual.

Diversos setores

Existem cerca de 60 máquinas Cat no centro, desde mini-escavadoras, minicarregadeiras, até alguns dos maiores caminhões de mineração e carregadeiras de rodas. Entre os equipamentos maiores estão o caminhão elétrico 794, a carregadeira de rodas 994K e uma doçadeira D11.

Na Tinaja Hills Caterpillar existem várias áreas de demonstração e oficinas de treinamento em serviço completo, ambientes que permitem à empresa duplicar com precisão os locais de trabalho para operar uma aplicação realista.

El Camión 794 AC Cat de mando eléctrico proporciona una carga útil de 327 toneladas cortas O caminhão Cat 794 AC, acionado eletricamente, fornece uma carga útil de 327 toneladas curtas.

Os terrenos estão divididos em vários setores onde são realizados testes e treinamentos para vários tipos de equipamentos. Por exemplo, existe um espaço dedicado exclusivamente à pavimentação. Nesta área, tanto professores quanto assistentes demonstram suas habilidades nos equipamentos de pavimentação e compactação de asfalto da empresa. Entretanto, por razões ambientais, Dains explica que nenhum asfalto é utilizado no processo. “Nós não usamos asfalto para pavimentação. O que fazemos é tirar de uma pilha de areia, molhá-la e levá-la a uma consistência molhada semelhante. Em seguida, com uma pá carregadeira Cat, enchemos um balde e carregamos a tremonha da pavimentadora, e os operadores pavimentam usando esta areia que tem a mesma consistência do asfalto. Este processo pode ser repetido várias vezes ao dia. Tudo o que você tem que fazer após o acabamento é colocar uma nova camada, que é recolhida com a carregadeira de rodas, empilhada e pronta para um novo processo. Portanto, do ponto de vista da sustentabilidade, é um cenário brilhante”, diz ele.

Outro setor, particularmente interessante, é dedicado às operações remotas. Não é raro ver, em áreas especialmente delimitadas, equipes sem operadores trabalhando no local. Na verdade, durante a visita da CLA às instalações, havia duas dúzias em operação sendo controladas a partir do Reino Unido, mais uma demonstração dos incríveis avanços tecnológicos disponíveis para equipamentos de mineração e construção atualmente. “Desde que haja uma conexão de rede, uma conexão de Internet, eles podem operar aquela máquina”, diz Dains.

Tinaja Hills também tem uma “mina subterrânea acima do solo”. Este é um espaço onde telas e paredes de concreto simulam túneis, mas ainda permitem que os espectadores vejam o equipamento.

Demonstrações magistrais

As demonstrações realizadas em Tinaja Hills permitem aos espectadores ver os equipamentos em funcionamento a partir dos diversos estandes, com cerca de 30 máquinas em exposição em uma hora. Além de estarem acompanhados por um narrador que explica os benefícios dos diversos equipamentos, os participantes podem fazer perguntas aos próprios operadores, que possuem microfones para explicar aspectos particulares dos processos. “Se quisermos que um dos instrutores fale um pouco sobre a máquina do ponto de vista de um operador, podemos acionar um interruptor e transmitir o áudio do operador para o público”, diz Dains.

Tinaja Hills

Uma grande novidade recentemente implementada em Tinaja Hills é que os operadores/instrutores agora também têm uma câmera que os assistentes podem visualizar em um monitor para melhor experimentar a atividade dentro da cabine. “Adicionar esta capacidade realmente melhora a experiência do cliente e também gera um melhor conhecimento das diferentes tecnologias”, diz o executivo.

E nem tudo está focado na operação. “Nós nos concentramos no treinamento do operador e eles são os que mais se beneficiam, mas queremos ter certeza de que as pessoas relacionadas na supervisão, liderança, engenharia e planejamento, também entendam tudo o que acontece em um treinamento. Portanto, o treinamento também é para eles”, diz ele.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL