Volks Caminhões: investimentos no Brasil de R$ 2 bi até 2025
14 December 2021
A recuperação da economia brasileira e as previsões de entregas para 2022 fizeram a montadora VW Caminhões e Ônibus ultrapassar os cinco mil colaboradores em seu complexo industrial.
Foram mil contratações desde o início da pandemia.
Ampliação do quadro faz parte da expansão com investimentos de R$ 2 bilhões até 2025 recursos vão para internacionalização e desenvolvimento de veículos mais sustentáveis.
Ou seja, companhia fecha o ano com cinco mil trabalhadores atuando em sua fábrica, juntamente com seus parceiros no Consórcio Modular.
Isso representa um crescimento de mais de 25% em seus quadros. A fábrica da VW Caminhões e Ônibus volta a operar com um segundo turno completo de produção para fazer frente à demanda dos clientes em 2022. O objetivo é também garantir a sustentabilidade do ganho de participação de mercado que a empresa tem registrado nos últimos meses, chegando a responder a cerca de 30% dos emplacamentos de caminhões novos e aproximadamente 27% em ônibus no Brasil.
“Demos início à nossa operação em Resende há 25 anos com apenas cem colaboradores. Hoje superamos os cinco mil profissionais, que vão muito além da produção dos caminhões e ônibus Volkswagen em circulação em mais de 30 países ao redor do mundo. Construímos aqui nosso centro mundial de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, que é referência mundial. Abrigamos em nossoa fábrica o maior polo de eletromobilidade da América Latina e continuamos expandindo nossos negócios”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A VWCO e as empresas do Consórcio Modular acabam de concluir a última onda de contratações de 2021. Ao longo do ano, 550 novas vagas foram preenchidas. As oportunidades, como explica Cortes, não se limitaram à produção.
Internacionalização ganha força com VW e-Delivery
O VW e-Delivery, inédito caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido na América Latina, começa a sua fase de testes em outros países do continente. A partir do primeiro trimestre de 2022, a montadora inicia um programa em parceria com importadores para preparar sua chegada comercial ao redor da região. Todas as unidades são exportadas da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro.