Votorantim inicia automação das manutenções
28 June 2019
A Vototantim Cimentos lançou um software de Inteligência Artificial, chamado Projeto Spectrum, para monitorar e compreender o comportamento dos vários equipamentos e componentes envolvidos na produção de cimento.
O Spectrum funciona com sensores instalados nas máquinas, que são conectados a um sistema que ajuda a prever eventuais falhas por manutenção ou operação. “A AI do software aprende a entender o comportamento de cada máquina, com o que vai se aperfeiçoando a manutenção de cada equipamento”, disse o gerente geral de manutenção da Votorantim Cimentos, Danilo Valadares.
Neste sentido, o Spectrum quer ir além da manutenção convencional, que tradicionalmente se divide em preventiva, preditiva e corretiva, chegando a uma manutenção de precisão, “com o foco posto nas condições dos equipamentos antes de apresentarem defeito”.
A cimenteira, de fato, afirma que “o Spectrum foi implantado no ano passado nas fábricas de Salto de Pirapora (SP) e Rio Branco do Sul (PR). Neste primeiro ano de implementação, se identificaram 51 casos que evitaram paradas dos fornos cimenteiros”
O objetivo da empresa é que o Spectrum esteja instalado em 100% de suas unidades no Brasil até o final de 2020, além de implementar o sistema nas fábricas da Europa, Ásia e África. “No futuro, o desdobramento deste projeto é ter uma central de monitoramento preditivo tático de todos os equipamentos vitais em todas as fábricas da companhia, analisando todas as variáveis críticas em um único sistema online”, disse Valadares.