XCMG prevê dificuldades no Brasil em 2014
06 March 2014
Rubens Azevedo, diretor da XCMG no Brasil, disse que este será um ano complicado para os negócios em geral no Brasil. “Serão muitos feriados prolongados nestes primeiros meses do ano, depois teremos a Copa do Mundo em junho e as eleições em outubro. E o povo brasileiro pára mesmo”, afirma o diretor, que está recebendo seus clientes no estande da empresa na Conexpo 2014. Com um ano tão truncado, afirma que os primeiros quatro meses do ano serão uma espécie de guia de como será o restante.
Mesmo assim, a fabricante chinesa está otimista em relação a seu faturamento no Brasil. “O ano de 2013 foi um ano muito bom para nós. A expectativa é de dobrar o faturamento em 2014”, diz Azevedo, que também informou que este será um ano de fortes investimentos no pós-venda da XCMG.
O diretor também se mostra bastante positivo em relação à inauguração da fábrica em Pouso Alegre, Minas Gerais, que está pensada para o final de abril ou, no máximo, começo de maio. “A empresa investiu mais de US$500 milhões de dólares até agora nessa fábrica, que em um primeiro momento vai atender apenas os clientes do Brasil. No entanto, no futuro, o país será também centro de distribuição para a América Latina”, acrescenta.
Muitos dos produtos produzidos na fábrica de Pouso Alegre contarão com FINAME (financiamento para equipamentos vinculado ao BNDES). “O FINAME para três de nossos modelos já está aprovado. Outros ainda estão em processo de análise”, afirma.