Usina de gás para a Nicarágua
13 May 2021
A maior usina de geração de eletricidade da Nicarágua está no meio da construção. A usina eléctrica de gás natural terá capacidade de 315 MW de potência e recebeu as primeiras turbinas a serem montadas.
O projeto, localizado em Puerto Sandino, em León, vai produzir 2,2 milhões de MWh por ano, o que significa cerca de 50% da demanda do país. O local será conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) do país por meio da Subestação Sandino, o que garantirá maior estabilidade ao sistema; e, portanto, um fornecimento de energia confiável e seguro para os nicaraguenses. Da mesma forma, as autoridades destacam que o projeto permitirá o desenvolvimento de fontes renováveis no país, uma das prioridades para o governo nicaraguense.
O projeto está sendo executado pela empresa americana New Fortress Energy LLC e seu investimento chega a US $ 700 milhões. Vale esclarecer que, atualmente, a Nicarágua tem 98,66% de cobertura elétrica “e a previsão é de chegar a 99% durante este 2021”, afirmam do governo. Da mesma forma, destacam que a Nicarágua fechou o ano de 2020 com 70% da energia elétrica produzida com fontes renováveis.
É bom considerar que as usinas elétricas movidas a gás natural são consideradas as usinas de combustíveis fósseis mais limpas de todas, o que significa uma redução das emissões poluentes. Ao queimar gás, a água que alimenta as turbinas é aquecida, se transforma em vapor e é utilizada para gerar eletricidade. Quem gosta dessa tecnologia comemora que, além de limpa é mais barata.