Crescimento do Canal do Panamá beneficiará o porto colombiano de Cartagena
16 February 2012
Com a ampliação do Canal do panamá, o porto de Cartagena, na Colômbia, se transformará em um dos portos mais importantes do Caribe. Um terminal de transbordo por meio do qual poderiam ser movimentados cinco milhões de toneladas ao ano.
Isso é o que garante Alberto Alemán, autoridade do Canal do Panamá, quem explicou que as obras de ampliação terminarão em dezembro de 2014.
Segundo Alemán, o projeto, que terá um custo de cerca de US$6 bilhões. Também comentou que está próxima a abertura de uma licitação internacional para a construção de um viaduto que interligue os dois oceanos.
Mas, para que isso seja realidade, a Colômbia deve acelerar obras de infraestrutura, como a construção do canal de Varadero, além de consolidar a construção de uma ferrovia que conecte Barranquilla com Santa Marta e Cartagena.
Germán Cardona Gutiérrez, ministro de Transporte, explicou que para essas obras serão feitos investimentos de $10 bilhões (US$5,6 bilhões), que também serão destinados à construção de 620 quilômetros de vias até 2014 e 770 quilômetros até 2016.