Declarada deserta Licitação para porto no Canal do Panamá
06 March 2017
A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) declarou deserta a licitação para a construção de um novo porto no lado Pacífico do canal, devido a que não recebeu nenhuma proposta das empresas pré-qualificadas. Em abril de 2016 a ACP anunciou que quatro firmas com experiência em operação portuária teriam sido pré-qualificadas para levar a cabo este projeto: APM Terminals B.V. (Holanda); Terminal Link (Francia); PSA International Pte. Ltd. (Singapur), e Terminal Investment Limited S.A. (Holanda).
A concessão do qual será o sexto terminal logístico construído ao longo do canal incluiria a construção de aproximadamente 2.081 metros lineais de cais, um pátio de contêineres e superestruturas, em uma superfície de terreno e água de propriedade da ACP.
O avanço do projeto também está sendo freado pela aprovação da Assembleia Nacional de uma proposta de lei para exonerar de impostos as empresa que construam e operem o novo porto, e equiparar assim suas condições às de outros terminais portuários do Panamá.