Refinaria de Talara na reta final
09 April 2021
A Refinaria Talara no Peru é um projeto que visa, em conjunto com a Petroperú, incorporar novos processos de refino e outros serviços relacionados. Essa refinaria teve um custo inicial de cerca de US $ 4,7 bilhões, mas com as condições atuais e paralisações de obras, o preço já está próximo a US $ 5 bilhões.
O valor foi estimado pelo presidente da Petroperú, Eduardo Guevara, que, em entrevista à Associação de Imprensa Estrangeira do Peru (APEP), explicou que a paralisação de três meses nas obras elevou o custo em US $ 300 milhões; e a previsão é que ao invés de ser entregue em maio, seja entregue em novembro deste ano. “Quando foi decretado o estado de emergência, estávamos no auge da atividade e tínhamos cerca de 9.000 pessoas trabalhando simultaneamente. Tínhamos que parar até que tivéssemos as condições necessárias ”, lamentou Guevara.
Assim, após o retorno do confinamento, o andamento da obra é de 93,24%, com cerca de 7.000 pessoas na fase final do projeto. Dessa forma, a refinaria de Talara passaria de uma capacidade de 65 mil barris por dia para 95 mil por dia.