Wärtsilä abastecerá central elétrica em El Salvador
05 November 2015
A Wärtsilä, companhia de soluções e serviços para a indústria energética, ganhou uma licitação para abastecer uma importante central elétrica do tipo Flexicycle para a empresa Energía del Pacífico S.A em Acajutla, El Salvador. Essa central de 378 MW será a maior e mais eficiente do país, além de ser a primeira na América Central que terá seu funcionamento baseado em Gás Natural Líquido (GNL).
Essa nova central, que proporcionará eletricidade à rede nacional, deverá estar pronta em 2018. “Este projeto produzirá energia térmica mais limpa em El Salvador, o que por sua vez contribuirá para a redução dos preços da eletricidade”, afirmou Raul Carral, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Energy Solutions da Wärtsilä.
Hoje, 50% dos 1600 MW da capacidade de geração de energia em El Salvador está baseada no petróleo. Porém, com a nova central, cairão os preços da eletricidade, posto que o GNL é mais econômico que o petróleo. Adicionalmente, o GNL produz 30% menos de emissões de carbono e 99% menos de emissões de dióxido de enxofre.
Mais adiante será construída uma nova central de GNL no mesmo lugar. ”Este projeto demonstra que o GNL pode ser importado a um país relativamente pequeno e a uma central elétrica de tamanho médio no contexto de um projeto bem desenhado”, completou Sampo Suvisaari, Diretor Regional de Energy Solutions da Wärtsilä.
Dezenove motores modelo Wärtsilä 50SG e uma turbina a vapor de ciclo combinado conformarão essa central que terá uma eficiência próxima a 50%. Por outro lado, a tecnologia Dry Flexicycle conta com um sistema de refrigeração de circuito fechado que requer um consumo mínimo de água, com o qual se dá uma grande vantagem considerando que El Salvador vem sofrendo uma das piores secas dos últimos 40 anos.
“Uma das razões pelas quais escolhemos a tecnologia da Wärtsilä foi pela alta confiabilidade que oferecem suas unidades múltiplas do tipo Flexicycle”, destacou Alejandro Alle, diretor geral da Energía del Pacífico.