Navegando pela certificação: compromisso com a segurança no projeto de bombas

01 February 2024

Coluna de Patrick Donahue, engenheiro, Tsurumi America

Os engenheiros que projetam plantas industriais, estações de bombeamento, estações de carregamento ferroviário e instalações semelhantes têm a mesma responsabilidade pela segurança e pela funcionalidade do projeto. À medida que a filosofia de projeto que prioriza a segurança se torna mais predominante, os requisitos de classificação de locais perigosos estão aparecendo com mais frequência nas especificações do projeto.

Patrick Donahue Patrick Donahue. (Foto: Tsurumi)

Para atender a esses parâmetros, a Tsurumi oferece a Série AVANT de bombas submersíveis e misturadores aprovados pela FM, que garantem a segurança por meio de sua qualidade de construção, fabricação e desempenho.

Uma bomba deve ser submetida a uma série de testes para determinar se seu projeto atende aos requisitos de construção. Esses testes são realizados pela FM Approvals ou por outro laboratório de testes reconhecido nacionalmente para certificação de produtos em locais perigosos. Testes como os de impacto e de tração de cabos garantem que o desgaste potencial não comprometa a capacidade da bomba de evitar ou reter uma explosão. Os testes de rotor travado e de sobrecarga de funcionamento aumentam intencionalmente a temperatura do motor para estabelecer a conformidade com a classe de temperatura de classificação perigosa (Código T). Por fim, os testes de propagação de chamas verificam se o caminho da chama impede efetivamente que a explosão escape da bomba para a atmosfera ao redor. Nesses testes, as bombas são cercadas por um gás perigoso específico e são intencionalmente inflamadas.

Uma vez concluídos os testes e a avaliação, o modelo da bomba é certificado para uso no local perigoso testado e dentro dos limites de temperatura estabelecidos pelo Código T. Entretanto, os fabricantes de bombas devem considerar requisitos adicionais, inclusive a marcação adequada da bomba e a afixação de placas de identificação visíveis e permanentes contendo informações do fabricante, números de série, classificações de locais perigosos e várias declarações de advertência relacionadas à operação em locais perigosos. Além disso, o fabricante deve ser auditado trimestralmente para garantir que a qualidade da bomba previamente certificada seja mantida e que um programa de controle de qualidade esteja em vigor. Esse programa envolve a montagem de bombas, manutenção de registros, controle de documentação etc.

Embora este artigo não tenha a intenção de ser um guia completo, acreditamos que é importante ter uma compreensão básica do processo de certificação de locais perigosos. A certificação da série AVANT da Tsurumi é garantida pela qualidade comprovada em construção, fabricação e desempenho. Assim como os engenheiros que projetam plantas e estações de bombeamento, a Tsurumi prioriza a segurança de nossos equipamentos tanto quanto enfatiza seu desempenho.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL