Yanmar CE apresenta seu ‘Desafio Verde’ 2050
12 September 2023
Yanmar Compact Equipment anunciou que irá aderir ao Yanmar Green Challenge, uma iniciativa do Grupo Yanmar.
As consequências do aquecimento global estão a tornar-se cada vez mais evidentes. É uma questão de olhar para o hemisfério norte, que viveu um verão de condições climáticas extremas, temperaturas escaldantes e incêndios violentos.
Neste contexto, em que ainda podem ser tomadas ações para evitar uma emergência climática, a Yanmar Compact Equipment anunciou que irá aderir ao Yanmar Green Challenge, uma iniciativa do Grupo Yanmar.
O desafio compromete toda a empresa a estar livre de emissões de gases com efeito de estufa até 2050, meta que pretende alcançar através de diversas ações em três áreas: reduzir os gases com efeito de estufa que a empresa gera nas suas próprias operações, maximizar a reutilização de recursos e ajudar seus clientes também alcançam esses mesmos objetivos.
“O Yanmar Green Challenge 2050 começa conosco. Se todos fizermos a nossa parte e demonstrarmos o nosso compromisso, estaremos em posição de convencer os nossos clientes e parceiros de negócios a seguirem o nosso exemplo e a reduzirem também as suas emissões de gases com efeito de estufa. É importante tomarmos a iniciativa e demonstrar o que é possível”, disse o CEO da Yanmar CE, Giuliano Parodi.
O desafio verde na prática
Para tornar a fabricação da Yanmar CE mais limpa, a empresa está reduzindo o uso de energia isolando de forma mais eficaz seus edifícios e instalando grandes painéis solares nos telhados das fábricas. Obter energia verde e aumentar a independência energética reduzirá a pegada de carbono da Yanmar e também reduzirá as despesas gerais.
Os avanços serão duplicados quando se trata de inovação de produtos. O processo de tornar os motores ainda mais eficientes em termos de consumo de combustível continua e a Yanmar introduziu recentemente uma gama totalmente eléctrica de escavadoras compactas, carregadoras compactas de rodas e transportadores compactos de lagartas. Novas tecnologias também estão sendo consideradas, especialmente o potencial do hidrogênio para alimentar as máquinas da empresa. A eletrificação das máquinas traz benefícios tangíveis para o clima, mas também para os clientes. São mais silenciosos, mais limpos e requerem menos manutenção, aumentando o tempo de atividade e a produtividade.
Os materiais com os quais a Yanmar fabrica seus produtos também estão sob constante escrutínio. Hoje em dia, as máquinas são feitas de aço, plástico, borracha, etc., e estas não são facilmente substituídas por materiais mais ecológicos. Mas à medida que surgem alternativas mais limpas, elas serão adoptadas e a Yanmar está a trabalhar arduamente para encontrar formas mais inteligentes de “reduzir, reutilizar e reciclar” materiais e componentes.
Benefícios comerciais de se tornar ecológico
Fazer o bem para o clima também terá benefícios comerciais associados. O Desafio Verde ajudará a fortalecer a marca Yanmar em comparação com seus concorrentes, ajudando-a a se tornar mais atraente para os investidores e a atrair e reter talentos.
As condições meteorológicas extremas neste Verão poderão tornar-se comuns se não forem tomadas medidas suficientes para prevenir as alterações climáticas. A legislação ambiental aumentará, sem dúvida, e as empresas que já fizeram progressos na realização da economia circular serão beneficiadas.
“Enfrentar o Desafio Verde 2050 não envolve apenas os nossos produtos, mas também a nossa mentalidade”, afirma Parodi. “Não fazer nada não é uma opção, por isso vamos começar hoje a procurar formas de sermos mais sustentáveis no nosso dia a dia”, conclui.