Ponte Bioceânica será adjudicada em 1º de julho
21 April 2021
No dia 1º de julho serão abertos os envelopes da licitação para a construção da Ponte Bioceânica que ligará as cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, e Puerto Murtinho, no Brasil.
O Ministro de Obras Públicas do Paraguai, Arnoldo Wiens, informou em entrevista à Rádio 1000 do Paraguai que, embora o processo tenha sido adiado, as obras. Ele acrescentou que o investimento da Itaipu Binacional para a construção da ponte é de aproximadamente US $ 85 milhões, dos quais US $ 30 milhões estavam previstos para serem usados este ano e é o que iria para a saúde.
“No entanto, acreditamos que, após a data de abertura dos envelopes até 1º de julho, o que precisaríamos é apenas 10% do valor total, ou seja, cerca de US$ 8,5 milhões para o adiantamento na assinatura do contrato, que seria apenas em agosto ou setembro deste ano, após a conclusão de todo o processo de avaliação, portanto não haveria inconvenientes orçamentários”, afirmou.
Ao mesmo tempo, o Secretário de Estado do Paraguai destacou que já se reuniram com autoridades da represa de Itaipu para realizar os últimos esforços coordenados quanto à data de abertura dos envelopes e demais assuntos associados. Ao mesmo tempo, o representante executivo se mostrou otimista, informando que em uma reunião preliminar havia 15 empresas interessadas no projeto.
Ressalta-se que o trabalho de auditoria e aprovação já foi realizado, o que aceleraria ainda mais os processos para iniciar os trabalhos no menor tempo possível. Este trabalho, vale lembrar, é vital para concluir o Corredor Bioceânico que unirá os portos do sudeste do Brasil aos da Região de Antofagasta, no Chile.