Trituração com equipamento conectado à rede
04 December 2023
Em julho de 2023, a empresa alemã Welbers adquiriu um britador 100GO!. Híbrido da Rubble Master, para processar cascalho e convertê-lo em grão de alta qualidade, na fração 0-16. “Com o novo RM 100GO! Híbrido, alcançamos um padrão de fragmentação muito superior em comparação aos britadores cônicos que usávamos anteriormente. Para os nossos clientes, desde paisagistas a empresas de construção e clientes finais individuais, é imperativo que consigamos uma melhor aderência do asfalto e um cascalho decorativo muito mais atraente”, afirma Jonathan Schaffers, Diretor Geral da Welbers Kieswerke GmbH.
Apesar de algum ceticismo inicial em relação ao desempenho do britador RM, o revendedor RM Christophel organizou um teste diretamente na britadeira do cliente e demonstrou como o RM 100GO! processa cascalho de 16 a 40 mm e material rejeitado de 32 a 130 mm até atingir um grão final muito fino de 0 a 16 mm. Este teste realizado em maio conseguiu dissipar todas as dúvidas
Proteção ambiental e redução de custos
O esforço para deixar o terreno em estado de maior valor ecológico do que no início da escavação sempre foi a filosofia de Welbers. Por este motivo, e de forma a aproveitar ao máximo a ligação à rede existente no local, foi escolhida a versão híbrida do britador RM, que permite um funcionamento totalmente elétrico e isento de emissões. Um efeito colateral muito positivo nestes tempos é a redução de custos; Os custos de combustível são reduzidos e a eletricidade é usada.
De facto, desde a entrega do britador, em junho, já foram poupados 1.000 euros em gasóleo.
Trituração simples e descomplicada
Até agora, quase ninguém triturou cascalho totalmente elétrico com equipamento de britagem móvel, mas hoje, com uma rede elétrica disponível, é mais fácil do que o esperado. Para colocar o britador em operação, Schaffers primeiro conecta o cabo de 15 metros de comprimento na estação transformadora e depois no britador. Com este procedimento simples, a inicialização é feita em apenas alguns minutos. “Estamos muito satisfeitos com o britador porque ele realmente tem o desempenho elétrico que promete e processa o cascalho com excelência”, afirma o executivo.
Além da rentabilidade e da redução de emissões, Schaffers observou uma vantagem adicional do britador de impacto híbrido, que é a sua flexibilidade e mobilidade. Graças ao chassi móvel sobre esteiras, o britador produz, em modo de operação diesel, resíduos de construção na fração 0-45 diretamente no solo, além de processar o cascalho de forma totalmente elétrica. Embora no passado tivessem de terceirizar o processamento de resíduos de construção, agora eles próprios podem fazê-lo de forma flexível e independente do local.