Concurso para segunda concessão na Rota 5 do Chile
03 November 2021
O Chile publicou o edital de licitação para a Segunda Concessão do trecho Chillán-Collipulli, Rota 5, que considera um investimento estimado de UF 11.390.000 (cerca de US$ 420 milhões) e um prazo máximo de 30 anos.
“Este edital para a segunda concessão Chillán-Collipulli, trecho da Rota 5, que considera um investimento de mais de US$ 400 milhões, permitirá a implantação de um novo padrão em termos de segurança viária e conectividade local e interurbana. Este projecto irá não só melhorar a qualidade de vida dos utentes e habitantes da envolvente desta auto-estrada, mas também será um importante impulsionador da reactivação económica devido aos postos de trabalho que irá gerar e à procura de artigos associados ”, destacou o Ministro das Publicações Trabalhos, Alfredo Dark.
A próxima concessão do troço Chillán-Collipulli da Rota 5 visa melhorar os padrões técnicos e os níveis de serviço existentes, garantindo condições de segurança e conforto tanto aos utentes da estrada como ao seu entorno.
O projeto
O projeto contempla a construção de obras de reabilitação das infraestruturas existentes e novas obras de beneficiação, como a retificação do traçado para uma velocidade de projeto de 120 km / h (com restrições específicas), a extensão para as terceiras faixas em 18,2 km e uma variante para a cidade de Collipulli com o expresso de dupla faixa de rodagem com duas faixas em cada direção. Além disso, a nova concessão considera dois novos cruzamentos com as rotas existentes, novas pontes, substituição de dois nós e 34,4 quilômetros de vias de serviço.
Destacam-se também 16,4 km de ciclovias, 17 novas passarelas e a substituição de 19 passarelas pré-existentes por acessibilidade universal ou modificações geométricas. Bem como implantação de elementos de segurança viária e sinalização de tráfego, além de iluminação e paisagismo.
A Recepção das Licitações Técnicas e Econômicas para esta segunda concessão da Rota 5 está prevista para 4 de março de 2022 e a Abertura das Licitações Econômicas para 1º de abril de 2022. Cabe lembrar que a primeira concessão foi outorgada em 30 de junho de 1997 e tem uma data de término de 31 de agosto de 2022.