Quatro máquinas Vögele criam um circuito exigente
27 November 2023
Três vibroacabadoras da Vögele, a SUPER 1800-3i, a SUPER 1803-3i e a SUPER 1900-2 pavimentaram quase 100.000 m² em quatro camadas.
Curvas fechadas e subidas de até 19%: um circuito de corrida privado foi construído em um cenário de tirar o fôlego, não muito longe de Tóquio. Três vibroacabadoras da Vögele, a SUPER 1800-3i, a SUPER 1803-3i e a SUPER 1900-2 pavimentaram quase 100.000 m² em quatro camadas. Uma alimentadora de material MT 3000-3i Offset garantiu eficiência e qualidade adicionais.
Pista de corrida sem igual
É um projeto espetacular encomendado pela CORNS & Company Limited a cerca de 70 km de Tóquio e perto da cidade de Minamiboso, a saber, uma extensa instalação de lazer para entusiastas de carros esportivos que inclui a primeira pista de corrida do Japão para clientes com veículos próprios. O circuito de 3,5 km apresenta descidas íngremes de até 16% e subidas de até 19%. As retas mais longas se estendem por 800 m e proporcionam corridas verdadeiramente de alta velocidade. No meio, chicanes e curvas fechadas (raio de 14 m) exigem uma verdadeira habilidade na direção.
Trem de pavimentação Vögele em operação
Maeda Road Construction Co., Ltd usou quatro máquinas Vögele para gerenciar a desafiadora nova construção. Duas vibroacabadoras Universal Class SUPER 1800-3i e SUPER 1803-3i e uma vibroacabadora Highway Class 1900-2 concluíram a pavimentação, enquanto uma alimentadora de material MT 3000-3i Offset transferia asfalto do caminhão para as moegas de material das vibroacabadoras.
Quatro camadas que se estendem até 100.000 m²
As três vibroacabadoras pavimentaram quatro camadas totalizando quase 100.000 m² - uma camada de base não ligada de 18 cm, uma camada de base ligada de 12 cm, uma camada de ligante de 6 cm e uma camada de superfície de 4 cm. Além do autódromo de 36.000 m², as obras de pavimentação envolveram outros 60.000 m² de área de escoamento, pit lane e estradas de serviço. Uma vibroacabadora SUPER 1900-2 que o empreiteiro geral utiliza com sucesso há muitos anos foi responsável pela produção dessas áreas secundárias e das camadas de base.
Uma vibroacabadora de pneus e uma de esteiras - uma equipe eficaz
As vibroacabadoras trabalhavam principalmente “quente no quente”: duas máquinas pavimentavam juntas com um ligeiro deslocamento para produzir uma superfície de asfalto sem emendas e medindo de 8 a 12 m em toda a largura da faixa de rodagem. Isto garante que a faixa de rodagem tenha alta resistência à deformação e uma longa vida útil. A equipe de pavimentação também explorou os benefícios dos diferentes conceitos de sistema rodante: a vibroacabadora de esteiras SUPER 1800-3i é caracterizada por um alto grau de tração e mantém um deslocamento consistente em linha reta, enquanto a vibroacabadora de pneus SUPER 1803-3i é particularmente boa na produção de cantos com raio fechado, já que seu sistema rodante permite-lhe uma condução de forma particularmente sensível e suave. Como consequência, a equipe de pavimentação usou a SUPER 1803-3i principalmente nos cantos internos.
Alimentadora de material garante qualidade
Além das vibroacabadoras, um fator chave para a alta qualidade da pavimentação da pista de corrida foi uma máquina Vögele adicional: a alimentadora de material MT 3000-3i Offset. O PowerFeeder desacopla a transferência de material do caminhão para a vibroacabadora para garantir um processo de pavimentação constante e eficiente. Os caracóis cônicos na moega receptora da alimentadora de material transportam o material transversalmente para torná-lo termicamente homogêneo. A alimentadora de material tem aquecimento eficaz tanto do transportador quanto dos pontos de transferência, neutralizando ativamente o resfriamento e a segregação do material, razão pela qual as alimentadoras de material Vögele são frequentemente usadas em locais de trabalho como este em Minamiboso, que exigem alta qualidade e também têm prazos apertados.
O transportador articulado aumenta a eficiência
Outra característica da alimentadora de material foi importante nas montanhas do Japão: a versão “Offset” da máquina possui um transportador com altura ajustável que pode girar 55° para a esquerda e para a direita. O ponto de descarga na moega adicional das vibroacabadoras SUPER pode chegar a 3,6 m, opcionalmente até 3,9 m. Ele é controlado ergonomicamente por um joystick. Isso faz parte do conceito operacional ErgoPlus 3, voltado especificamente para os requisitos dos operadores de alimentadoras de material e projetado para ser intuitivo. Apesar do nível e inclinação extremos, o transportador articulado significava que, no canteiro de obras da pista de corrida, a MT 3000-3i Offset poderia alimentar continuamente duas vibroacabadoras com material alternadamente, sem a necessidade de manobras constantes. Isto aumenta drasticamente a eficiência e, portanto, a qualidade da pavimentação.