Como a tecnologia melhorou a eficiência de uma mina em 50%
04 April 2023
Atalaya Mining queria aumentar a capacidade de mineração de 9,5 milhões para 15 milhões de toneladas por ano.
A tecnologia de construção ajudou a aumentar a capacidade de mineração em 50% em Minas de Ríotinto , na Espanha, a maior mina de mineração da Europa.
A mina produz cobre da mais alta qualidade encontrada no mundo, mas com custos de extração que chegam a € 6.000 (US$ 6.500) por tonelada , a eficiência é vital.
A empresa Atalaya Mining queria aumentar a capacidade de mineração de 9,5 milhões para 15 milhões de toneladas por ano. Para conseguir isso, eles recorreram à construtora Sánchez y Lago e à Topcon.
A empresa de construção optou por usar o controle de máquina MC-Max da Topcon e as tecnologias Sitelink3D. Os sistemas MC Max foram instalados nas sete escavadeiras utilizadas no projeto.
Juan Carlos Ramos del Viejo, gerente de vendas da Topcon Positioning Spain, explicou: “A fadiga do operador é um problema sério em projetos de mineração – se os operadores de máquinas deixarem a bola cair em qualquer ponto, os resultados podem ser desastrosos. O modo automático 3D no MC-Max reduz a pressão sobre os operadores, mantendo-os no caminho certo e no nível de desempenho que faz o trabalho e mantém todos seguros.”
Tecnologia de posicionamento GNSS
Enquanto a tecnologia de posicionamento GPS e GNSS do MC-Max garantiu que as diferentes camadas fossem niveladas corretamente, as soluções de montagem flexíveis ajudaram os operadores a carregar os materiais extraídos nas escavadeiras mais rapidamente. As superfícies planas resultantes ajudaram a acelerar as operações de extração, pois os tempos de entrada e saída se tornaram mais curtos.
A plataforma baseada na web Sitelink3D foi usada em combinação com o MC-Max para permitir a sincronização de dados em tempo real entre todas as máquinas do site. Isso permitiu que as equipes gerenciassem e atualizassem os projetos remotamente, reduzindo o número de supervisores necessários no local.
Quando as coisas realmente mudaram, os operadores na cabine tiveram uma visão precisa de sua nova tarefa, o que significa que as instruções não poderiam ser mal comunicadas enquanto percorriam a cadeia de comando.
“O sistema da Topcon nos ajudou a manter as inclinações nas melhores condições possíveis, o que resultou em economia de maquinário auxiliar, como pneus e rodas. Sendo este um projeto em andamento sem finalização definitiva, é muito útil que os produtos sejam flexíveis e possam crescer à medida que nossas necessidades aumentam”, disse Manuel Paredero González, engenheiro de produção da Sánchez y Lago.