Minerador de superfície soluciona escavação
20 January 2015
A construção do estaleiro Enseada Indústria Naval, no Recôncavo Baiano, está testando um equipamento minerador de superfície para escavação de um dique seco. As empresas construtoras escolheram o modelo T1255 da Vermeer e se dizem satisfeitos com o resultado obtido.
De acordo com as construtoras Odebrecht, OAS e Constran, responsáveis pelo projeto do estaleiro, a máquina de mineração de superfície da Vermeer permitiu evitar o uso de explosivos para escavar um solo de arenito onde futuramente se produzirão os navios.
Os engenheiros do projeto afirmam que a eventual utilização de explosivos para a escavação poderia desestabilizar as fundações feitas em parede diafragma, além de consumir tempo e recursos com a retirada do material resultante de explosões.
Com o T1255, se escavam 450 metros cúbicos de arenito por hora. A máquina de mineração, que com seu tambor de corte com 3,7 metros de largura pode cortar até 68 centímetros de profundidade, também nivela o terreno. Isso se converteu num benefício de versatilidade adicional para as empreiteiras.